2023

#9 Corpo Ruído – Paula Garcia

A performance #9 Corpo Ruído realizada no SouthBank Centre em Londres faz parte de uma série de performances em que Paula Garcia cobre o seu corpo com ímãs de neodímio, enquanto os colaboradores cobrem esses ímãs com peças industriais de ferro até o seu corpo desaparecer sob este lixo e espaços inteiros magnetizados onde atua dentro. O conceito de “Corpo Ruído” representa um corpo que se define pela soma de três fatores: precariedade, incerteza e risco. Os ímãs são elementos que servem para discutir o conceito de forças. Não apenas o tipo subjetivo invisível, mas também o tipo mais evidente de forças sociais que trabalham para consolidar um sistema de poder que acaba moldando coisas como corpos, sentimentos, subjetividades e verdades. Nessas performances, ela tenta mostrar corpos desmontados, em colapso. Em última análise, o que Garcia propõe em suas ações é um uso performativo de seu “corpo como suporte material no qual se inscrevem formas de conflito”.

As apresentações ocupam todo o Queen Elizabeth Hall e são autogeridas, permitindo explorar todas as partes do edifício, incluindo o auditório, a Sala Purcell, camarins dos bastidores, salas verdes, espaços técnicos e foyer. ‍ Todos os artistas foram convidados a realizar trabalhos de longa duração e específicos para cada local. Eles se envolvem com resistência, presença e participação, criando uma possibilidade infinita de encontros entre visitantes e artistas.

Os artistas apresentados são Collective Absentia, Carla Adra, Cassils (aparece apenas de quarta, 4 a sexta, 6 de outubro), Paula Garcia, Miles Greenberg, Sandra Johnston, Carlos Martiel, Yiannis Pappas, Paul Setúbal, Aleksandar Timotic e Despina Zacharopoulou.

Marina Abramović participa na quarta-feira, 4 de outubro, e no domingo, 8 de outubro (primeira sessão) e também está presente em vários outros momentos durante a ocupação.